sexta-feira, 15 de março de 2013

Dicas para Montar um Jardim Interno

As residências que não possuem uma área externa espaçosa podem adotar o jardim dentro de casa. A ideia já prevalece em muitos projetos de construção e revela o quanto a natureza pode ser adicionada com harmonia no contexto do design de interiores. Antes de iniciar a montagem do cômodo, é importante se preocupar com a combinação dos elementos e definir inspirações.
O jardim interno, também chamado de jardim de inverno, é um espaço ideal para o cultivo de plantas e árvores de pequeno porte. O lugar dentro de casa pode ainda ser decorado com alguns móveis que se enquadrem dentro de um ambiente cuja atmosfera é natural e relaxante.
Não são todas as espécies de planta que podem ser cultivadas no jardim interno, é necessário conhecer as necessidades de cada uma antes de inseri-las no visual do ambiente. Quanto aos móveis, valorize peças como cadeiras de descanso, namoradeiras, poltronas e pequenos sofás confeccionados com fibra sintética.
A madeira é um elemento convidativo e que se ajusta ao visual de um jardim, por isso é interessante explorá-la tanto na forma de decks como itens mobiliários. Para complementar a decoração de jardim interno, vale à pena apostar em pequenas esculturas ou cascatas de pedras naturais. Apesar dos elementos decorativos adicionarem personalidade ao espaço, procure não exagerar.
Sem dúvidas o paisagismo é um quesito fundamental para montar a decoração do jardim de inverno, por isso é importante se preocupar com as maneiras de distribuir as plantas no cômodo. Antes de incluir elementos paisagistas no projeto, se preocupe com as condições de iluminação e circulação de ar do jardim. Com cobertura ou sem cobertura, o espaço precisa oferecer condições favoráveis para a vida das plantas.
Dicas para montar jardim interno
Depois de escolher o espaço da casa onde será montado o jardim interno, é chagada a hora de fazer um planejamento cuidadoso. Escolha os elementos paisagistas, tais como possíveis canteiros, vasos com plantas ou árvores de pequeno porte. O verde pode invadir o ambiente também através dos quadros vivos, que inovam a aparência do revestimento vertical. No jardim de inverno é possível criar tanto uma atmosfera mais tropical como também exótica, basicamente pela escolha das plantas.
Os móveis precisam combinar com o paisagismo, tais como as peças assessoriais que também podem vir a decorar o espaço. Às vezes nem é preciso ter um cômodo específico para montar um jardim interno, ele pode ser adaptado ao espaço embaixo da escada, ao lado do banheiro, ao lado do quarto, ou em qualquer outro canto da residência.
Folhagens, bonsais e flores plantadas em canteiros são alguns dos elementos que costumam personalizar o visual de um determinado jardim de inverno. Dessa forma o ambiente se torna mais bonito e aconchegante, ideal para descansar, fazer uma leitura ou mesmo inovar a aparência de uma residência.
É fundamental explorar o bom gosto para conseguir decorar um jardim de inverno, mas não basta agir pela intuição, é necessário conhecer quais as tendências e finalidades desse ambiente. Escolha um estilo que será seguido pelo seu espaço, busque inspiração em outros jardins internos e em casos de dúvida, consulte um designer de interiores.
Procure adicionar uma iluminação agradável ao jardim de inverno, de modo que aproveite a claridade natural e tenha spots disponíveis para acender durante a noite. Para manter as plantas sempre bonitas e saudáveis, é importante que os moradores se preocupem com a adubagem e irrigação das mesmas. Enfim, beleza e funcionalidade precisam se apresentar lado a lado na composição do seu jardim de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário